GNSS NO SUPORTA À NAVEGAÇÃO AÉREA: O PRIMEIRO INCT NA ÁREA DE GEODÉSIA NO BRASIL
Autores
1Monico, J.M.; 2Shimabukuro, M.; 3Camargo, P.; 4de Paula, E.; 5Moraes, A.O.; 6de Souza, J.; 7Perrella, W.
1UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Email: galera@fct.unesp.br
2UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Email: miltonhs@fct.unesp.br
3UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Email: paulo@fct.unesp.br
4INPE Email: eurico.paula@inpe.br
5IAE/ITA Email: alison.moraes@gmail.com
6INPE Email: jonas.souza@inpe.br
7ITA Email: waldecir.perrella@gmail.com
Resumo
Neste trabalho objetiva-se apresentar à comunidade da Sociedade Brasileira de Cartografia e Sensoriamento Remoto o projeto aprovado dentro da chamada INCT-MCTI/CNPq/CAPES/FAPs 16/2014. Trata-se do primeiro projeto desta natureza aprovado na árrea de Geodésia. O projeto advém de uma parceria de pesquisa entre a UNESP de Pres. Prudente, INPE, IAE e ITA, com suporte do CNPq, CAPES e FAPESP. Trata-se do uso de sistemas de posicionamento por satélites (GNSS) para a navegação aérea, o qual constitui uma tendência mundial na atualidade e será a principal tecnologia a ser adotada no futuro para a determinação de posição das aeronaves em todas as fases do voo. Mas em nossa região, a camada ionosférica apresenta comportamentos distintos em função da localização, da hora do dia, do período do ano e do ciclo de atividade solar, cujo período é de onze anos. A ionosfera sobre o território brasileiro, em especial nas regiões de ocorrência da anomalia da ionização equatorial, apresenta características singulares com relação ao restante do planeta, pela concentração de fenômenos e anomalias que ali ocorrem, fazendo com que o desempenho de sistemas de posicionamento por satélite na região seja pior quando comparado a regiões como os Estados Unidos e a Europa, por exemplo. Por esta razão, a aplicação de tecnologias baseada em GNSS na aviação sobre o território brasileiro exige uma avaliação profunda dos efeitos da ionosfera. Estudos nesse sentido revestem-se de grande importância em razão dos criteriosos requisitos de segurança envolvidos na aviação, por envolver risco de vidas humanas. Diante deste cenário, a proposta de criação deste INCT visa realizar uma análise detalhada dos modelos de decorrelação de erros devido à ionosfera (modelo de risco). Detalhes dos projeto e resultados preliminares serão apresentados.
Keywords
GNSS; Modelo de Risco ; Ionosfera