Aplicação de ajustes de observações para determinação de calados aéreos


Autores

1de Melo, E.R.; 2Pereira de Castro, R.

1CHM Email: edico.ramon@marinha.mil.br
2CHM Email: rafaela.castro@marinha.mil.br

Resumo

Calado aéreo de uma embarcação é uma medida vertical contada a partir do ponto mais alto da embarcação até a linha d’água, quando esta atinge seus níveis mais altos, seja em vias fluviais ou marítimas. O conhecimento desta grandeza se faz necessário nas navegações em hidrovias que possuem cabos/dutos aéreos, pontes ou quaisquer outras obras aéreas que cruzem estas hidrovias, a fim de garantir a segurança da navegação. Entretanto, poderá haver situações em que não é conhecido o calado aéreo da embarcação e nem é possível realizar uma medição direta desta grandeza. Este trabalho apresenta, por meio de um estudo de caso ocorrido no âmbito da Marinha do Brasil, uma forma de realizar a medição vertical indireta do ponto mais alto da embarcação até outro ponto próximo ao convés, através de métodos topográficos clássicos. A partir do convés é possível realizar medição direta até a linha d’água e assim obter o calado aéreo desejado. O método topográfico clássico utilizado neste trabalho é conhecido como nivelamento trigonométrico que associado a um ajustamento de observações e análise da qualidade do ajustamento proporcionou valor único para a medida vertical e sua incerteza. O principal equipamento empregado no estudo de caso foi a Estação Total Leica modelo TCR-407 com precisão angular de 7” de arco e precisão linear de 2mm + 2ppm. Além disso utilizou-se um termômetro de mercúrio para modelagem da correção atmosférica e materiais de escritório para fazer o registro físico das observações em campo. Estas observações foram feitas a partir de duas estações distintas com duas séries de leituras conjugadas a fim de minimizar possíveis erros sistemáticos e possibilitar a modelagem dos erros aleatórios. Os valores referentes às observações do ponto mais alto da embarcação são médias obtidas a partir de três pontos arbitrados sobre a borda de maior diâmetro de uma antena no topo do mastro da embarcação, já removidos os “outiliers” detectados através da aplicação de teste estatístico de hipótese. O ajustamento das observações foi feito pelo método combinado, pois o modelo matemático é do tipo “não-linear” e não é possível isolar as observações na equação. Por fim, foi aplicado um teste Qui-quadrado sobre as variâncias a priori e a posteriori, considerando o grau de liberdade das observações a um nível de significância de 95%. A hipótese básica não foi rejeitada, logo, o ajustamento foi aceito. Os resultados alcançados indicam que o método topográfico clássico denominado nivelamento trigonométrico, associado ao ajustamento das observações, é apropriado para auxiliar na determinação do calado aéreo de embarcações, considerando situações em que não é possível realizar esta medida diretamente.

Keywords

calado aéreo; ajustamento; nivelamento

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