MAPAS DE PREDIÇÃO UTILIZANDO O INTERPOLADOR KRIGAGEM A PARTIR DAS COMPONENTES DE VELOCIDADES DAS ESTAÇÕES RBMC-IBGE
Autores
1Oliveira, G.D.; 2Almeida, M.S.; 3Dal Poz, W.R.
1UFV Email: gabriel.diniz@ufv.br
2UFV Email: marilia.almeida@ufv.br
3UFV Email: william.dalpoz@ufv.br
Resumo
Dentre os diversos modelos de campo de velocidade disponíveis, destacam-se os que utilizam a condição no-net-rotation (NNR), condição esta a qual considera que o momento angular total de todas as placas tectônicas deve ser zero. O modelo NNR-NUVEL-1A (No Net Rotation – Northern University Model 1A), recomendado pelo IERS (International Earth Rotation and Reference System Service), combina várias informações como variações de anomalias magnéticas e azimutes de falhas na crosta, para estimar as velocidades relativas das placas. Na Geoestatística, sabe-se que um conjunto de coordenadas formam uma amostragem discreta da variável, porém, para avaliar o comportamento dessas variáveis em pontos não amostrados, pode-se utilizar métodos de predição, que utilizam modelos matemáticos para realizar tal estimação. Nas últimas décadas a aplicação do interpolador Krigagem vem sendo vastamente utilizada em diversos trabalhos, revelando-se um método de predição eficaz e robusto. Com isso, este trabalho teve como objetivo avaliar o método de interpolação krigagem simples, empregado para gerar mapas de predição, onde as variáveis observadas são as componentes de velocidade para o Brasil a partir das coordenadas elipsoidais das estações da RBMC-IBGE (Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS- IBGE). Para ambos os dados foi utilizado o modelo Gaussiano, muito utilizado para modelar fenômenos contínuos e regulares. Este modelo apresentou efeito pepita de 4,3x10-5 (mm/ano)², patamar de 3,5x10-2 (mm/ano)² e alcance de 13,9 graus decimais para componente de velocidade no eixo X. Já no eixo Y apresentou efeito pepita de 1,3x10-4 (mm/ano)², patamar de 2,9x10-2 (mm/ano)² e alcance de 26,3 graus decimais. Através dos mapas de Krigagem gerados, nota-se que a placa Sul-Americana apresenta uma rotação, movimentando-se no sentindo anti-horário. Para a predição das velocidades no eixo X, o valor do coeficiente da regressão “a” foi 1,00006 e do intercepto “b” foi 0,00010, e no eixo Y,“a” foi 0,99651 e “b” foi 0,03855. As incertezas da krigagem simples obtidas para a componente de velocidade no eixo X possuem média igual a 0,009 m variando de 0,002 m a 0,083 m, e para o eixo Y média igual a 0,007 m, variando de 0,003 m a 0,039 m. As áreas com maior densidade de estações apresentam incertezas menores, como no caso da região Sudeste. Já na região Noroeste, com menor número de estações e ocorrência de extrapolação, verificaram-se maiores incertezas nas predições.
Keywords
RBMC; Krigagem; NUVEL-1A