OTIMIZAÇÃO DE ROTAS DO SISTEMA INTERCAMPI DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA VIA ANÁLISE DE ARQUIVO DE REDE
Autores
1Alves, I.S.L.; 2Oliveira, H.C.; 3Faria, M.A.; 4Gallis, R.B.A.; 5Barbosa, R.L.
1UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Email: inglith_lage@yahoo.com.br
2UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Email: henrique.cartografia@gmail.com
3UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Email: marcelo.af@ufu.br
4UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Email: rodrigogallis@gmail.com
5UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Email: rluisbarbosa@ufu.br
Resumo
Os estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) do Campus Monte Carmelo infrentam diariamente dificuldades de acesso às três unidades localizadas no município. Visto que a acessibilidade compõe o conceito de distância da origem da viagem ao ponto de embarque e do ponto de desembarque ao destino final, levando em consideração o tempo e distância que os passageiros levam de suas residências até o seu destino final. Os estudantes, em sua maioria, não residem próximos às paradas previstas dos ônibus que fazem a rota até as três unidades UFU, o que afeta totalmente a conceituação de acessibilidade dos coletivos direcionados para auxiliar os alunos em seus deslocamentos e por consequência o desempenho escolar dos alunos usuários. Para que os transportes funcionem de forma a atender com eficácia aos que necessitam, este deve passar por estratégias de planejamento. O planejamento de rotas além de determinar caminhos que o passageiro leve menor tempo para chegar a seu destino, também tem por objetivo solucionar problemas de acessibilidade. A inserção de informações relacionadas aos alunos que utilizam do transporte em um banco de dados geográfico permitiria, por meio de métodos específicos como a utilização da modelagem em rede geométrica e rede de lógica, a criação de uma nova rota que aperfeiçoasse o serviço prestado pelos ônibus, facilitando o dia a dia do estudante. O campus que ainda encontra-se em fase de construção, tem sua entrada principal na rodovia não pavimentada LMG-746. Este fato caracteriza a suma necessidade de chegar à Universidade com o auxilio de um meio de transporte. A partir desta problemática, por meio da acesso, e também levariam menor tempo para chegada em seu destino (seja sua residência ou a universidade). Este plano de trabalho teve como objetivo geral estudar propostas de melhoria e planejamento das rotas percorridas pelo serviço Intercampi da Universidade Federal de Uberlândia – Campus Monte Carmelo. Para alcançar a meta se fez necessário a coleta, em campo, de atributos necessários para o planejamento de rotas e inserir estes em um banco de dados. Com auxílio do software ArcGis, gerou-se um arquivo de rede para o sistema viário de Monte Carmelo-MG, antes inexistente. Considerando a localização das residências dos alunos da Universidade Federal de Uberlândia, serão propostas rotas mais otimizadas em relação às atuais, a fim de que os alunos percorram menores distâncias entre suas residências e os pontos de parada (e vice-versa).
Keywords
Rotas; Otimização ; Sistema Viário