Parâmetros de Cobertura Aérea de VANT para Fins de Mapeamento


Autores

1Holanda e Silva, M.T.A.; 2Sato, S.S.

1UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Email: max.tanillo@gmail.com
2UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Email: simone.s.sato@gmail.com

Resumo

O artigo aborda os resultados preliminares de um projeto de um projeto de extensão universitária com apoio da Pró-reitora de Extensão e Cultura (Proexc) e incentivada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) na modalidade de Incentivo Acadêmico (BIA). Este programa concede bolsas aos estudantes egressos das escolas públicas e que encontram maiores dificuldades em ingressarem e se manterem nas universidades públicas, os bolsistas selecionados, são os melhores classificados e o período de bolsa é ofertado no primeiro ano de curso. Neste contexto, o projeto se iniciou com revisões bibliográficas básicas para entendimento da fotogrametria, plano de voo, câmeras aéreas e todos os elementos fundamentais para o mapeamento a partir de um aerolevantamento fotogramétrico. Em seguida, foram apresentadas as soluções de softwares para tratamento das imagens aéreas tradicionais e, finalmente se prosseguiu com os estudos de softwares e soluções de planejamento e processamento de imagens adquiridas de veículos aéreos não tripulados - VANT ou denominado Aeronave Remotamente Pilotada (RPA) que denota um subgrupo de VANT destinado à operação remotamente pilotada. A terminologia VANT, também é conhecida popularmente como “drone”. No Brasil, as referências bibliografias pesquisadas durante o período do estudo com a abordagem de emprego em aquisições de geoinformações tenderam as seguintes citações de aplicações: inspeção de linhas de transmissão de energia, vigilância policial, levantamento de condições meteorológicas e aplicações voltadas a agricultura de precisão (Medeiros, 2007), também foram encontrados citações de uso para fins de mapeamento para diversas áreas como: meio ambiente, arquitetura, engenharias civil, minas e energia, cartografia e agrimensura, agronomia, florestal, entre outros. O VANT se mostrou uma alternativa prática e versátil para as necessidades atuais, tendo como características técnicas: decolagens práticas, fácil manuseio para pilotar e flexibilidade para locomoção (tendo modelos que chegam a medir menos de um metro de envergadura). Nestes últimos dez anos, houve um grande crescimento de utilização do VANT, os avanços no desenvolvimento tecnológico e científico repercutiram e, atualmente tem-se constatado o uso intensificado e potencializado para a cartografia e áreas afins de gestão territorial. Para este tipo de uso são embutidos e integradas câmeras fotográficas, GPS ou GNSS, sistemas inerciais, rádios, entre outros. Tornando-se assim um objeto de valor notável para as áreas de engenharia e geomática. Para a área de mapeamento topográfico ou de levantamentos topográficos ou que exigem uma acurácia maior nos resultados, foi observado nas investigações que cuidados no planejamento de voo e em algumas etapas do fluxo de trabalho são necessariamente primordiais. Prevalece e permanece o estado da arte inicial da fotogrametria tradicional que envolve elementos para a missão de voo como: altitude de voo, câmera e a forma de calibração, GPS, sensor de atitude, acelerômetros, giroscópio (alguns deles, partes integrantes de um sistema de auto-pilotagem), velocidade de voo e percentuais de recobrimento entre as imagens e entre faixas de voo, pontos de controle pré-instalados, pré-sinalizados, entre outros. Para obtenção de resultados satisfatórios no mapeamento topográfico, os parâmetros do voo devem ser sempre revistos quando se deseja alterar a qualidade do mapeamento final, a exemplo, um simples aumento ou diminuição de altitude ou de características da área o recobrimento aéreo pode também ser alterado. Consolidada esta análise reflexiva, a pesquisa, passou a ter como meta o levantamento de dados referente ao planejamento e missão de voos com VANT para fins de mapeamento. Se iniciou um processo de triagem bibliográfica de artigos, teses ou outros documentos acadêmicos e científicos sobre o assunto de forma a se alimentar uma planilha de dados tabuladas com os parâmetros citados de voo e em alguns casos os resultados alcançados. Paralelamente a essa seleção científica e técnica foi formulado uma enquete sobre o uso de mapeamento com VANT com a finalidade de adicionar e comparar os parâmetros triados nos levantamentos bibliográficos com os utilizados pelas empresas nacionais que se apresentavam como usuárias ou prestadoras de serviços neste domínio. A enquete foi encaminhada via e-mail para essas empresas e houveram poucas adesões no período de execução do projeto. Todos os dados levantados foram compilados e analisados e as duas discussões e constatações podem ser vistos neste artigo.

Keywords

VANT; PLANOS DE VOO; PARÂMETROS DE VOO

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