As Potencialidade e Limitações do Uso do VANT no monitoramento de Faixas de Domínio de Rodovias Federais


Autores

1Barros, E.R.O.; 2Mafra, F.H.M.G.F.; 3Andrade, M.O.; 4Sato, S.S.

1UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Email: erobeng@gmail.com
2UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Email: faustomafrafilho@gmail.com
3UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Email: mauandrade@gmail.com
4UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Email: simonessato@gmail.com

Resumo

Este artigo visa caracterizar a possibilidade de monitoramento das faixas de domínio das rodovias federais brasileiras com o uso do imageamento aéreo por VANT, verificando suas características técnicas, suas potencialidades e suas limitações. Visto que a crescente diversificação das atividades econômicas e sociais ao longo das rodovias e a expansão e o adensamento das áreas ocupadas, associados à falta de terras, acrescentam um caráter dinâmico às ocupações destas faixas. Para tanto, foi identificado que o monitoramento e a fiscalização desse patrimônio público de grande área e distribuição espacial demanda grandes recursos humanos e materiais. Via de regra, essa “vigilância” é realizada por técnicos embarcados em veículos automotores que percorrem as rodovias buscando e identificando de forma visual as ocorrências de ocupação irregular. Associado a isso, temos uma grande extensão da rede rodoviária nacional, que constantemente necessita de informações mensuráveis, atualizadas e que sejam disponibilizadas em tempo hábil. O uso do VANT pode trazer um caráter dinâmico e preciso ao monitoramento da faixa de domínio, pois o mesmo apresenta potencialidades superiores ao método de monitoramento tradicional adotado. Para isso, foi realizado uma revisão bibliográfica nas temáticas referentes a regulamentação, suas características técnicas e metodologias de uso. Constatada as suas potencialidades e limitações técnicas e operacionais, identificou-se as etapas que poderiam ser empregadas no processo de monitoramento da faixa de domínio por imageamento aéreo por VANT. Diante disso, propõe-se o uso de uma metodologia seguindo um fluxo de trabalho com uso de VANT de uma área teste caracterizada por projeto geométrico de rodovia com delimitação da faixa de domínio. A rodovia sugerida é um trecho da BR-408 que recentemente foi duplicada, esta área possui características rurais em transição para área urbana, ou seja, um trecho misto. A área escolhida está entre as Estacas 915 e 1085 do Projeto Geométrico da Rodovia, com cerca de 180 hectares, situado no município de Paudalho do Estado de Pernambuco. As etapas necessárias para as realizações da pesquisa compreendem necessariamente: a escolha do VANT, o planejamento do voo, o imageamento aéreo, o processamento dos dados, a análise do pós-processamento incluindo a verificação da qualidade dos insumos e produtos gerados, a identificação das ocorrências de ocupação e a apresentação dos resultados. Inicialmente se utilizou o VANT da Sensefly, modelo eBee de asa fixa cedido pela empresa Santiago e Cintra. Um voo foi realizado na área piloto. Para o planejamento de voo adotou-se o software proprietário Emotion, no qual foi selecionado o melhor traçado para cobrir a área de sobrevoo, tendo como objetivo obter imagens de GSD de 5 cm e selecionando todos os parâmetros de voo de recobrimento longitudinal e lateral condicionados a obter um mapeamento de maior precisão possível. Após a obtenção das imagens e dos blocos de imagens, seguiu-se com o fluxo de trabalho fotogramétrico convencional de planejamento de pontos de apoio horizontal e vertical. Realizou-se, portando, a seleção de posições de foto identificação de pontos nestas imagens para realizar a medição dos mesmos em campo, definindo assim, suas coordenadas geodésicas. Os pontos fotoidentificáveis utilizados são elementos importantíssimos para amarração de modelos fotogramétricos, correção geométrica e controle de qualidade planimétrico das imagens do VANT. O processo de seleção e medição destes pontos é primordial, devendo ser salientado que a escolha de pontos como apoio e de controle de qualidade deve ser preferencialmente, em alvos como quinas de sarjetas, descidas d’água, canteiros de sistema viário e sinalizações horizontais, assim como em cantos de cercas e muros. Para a determinação das coordenadas dos pontos de controle fotoidentificáveis, adota-se neste trabalho o método de posicionamento PPP do IBGE. O desenvolvimento de uma metodologia de trabalho, bem como a análises conclusivas que visam a aplicação no monitoramento e fiscalização das ocupações irregulares na faixa de domínio com o imageamento e mapeamento com VANT são apresentadas neste artigo. Para o enriquecimento da pesquisa, para cada etapa do processo foram identificadas as variáveis e definições essenciais a serem levadas em consideração para o desenvolvimento de uma proposta de um modelo de monitoramento para as faixas de domínio Rodoviário. Com os resultados alcançados com esta metodologia se espera possibilitar a identificação visual e georreferenciada das ocupações a margens do trecho estudado, com uma periodicidade e precisão superior ao método utilizado pelo órgão de gestão desta faixa de domínio. Além da possibilidade de mensuração, qualificação e quantificação destas áreas ocupadas. De maneira geral, se evidencia que o processo de monitoramento e fiscalização dessas áreas pode ser exponencialmente melhorada, por meio da adoção de geotecnologias de imageamento aéreo por Veículos Aéreos Nãos Tripulados (VANT) associados a sistemas de visão computacional que possibilitem a identificação semiautomática destas ocupações.

Keywords

Gestão Territorial; VANT; Faixa de Domínio

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