GEOCODIFICAÇÃO DE ENDEREÇOS E ESPACIALIZAÇÃO DE DADOS ATRAVÉS DO MÓDULO GEOPY/PHYTON E DO QUANTUM GIS, APLICADO AO SISTEMA DE ALUNOS INGRESSANTES NO IFPB – CAMPUS JOÃO PESSOA, NOS ANOS DE 2004, 2009 E 2014


Autores

1Araújo, T.; 2Candeia, B.; 3Silva, N.; 4Azevedo, J.; 5Valdevino, D.

1IFPB Email: thate_araujo@hotmail.com
2IFPB Email: candeiiabruna@gmail.com
3IFPB Email: nathaliaolisil@gmail.com
4IFPB Email: jordymrj@gmail.com
5IFPB Email: diego.valdevino@gmail.com

Resumo

O desenvolvimento tecnológico ao longo dos anos melhorou a vida dos seres humanos em todas as áreas de saber, de maneira irrefutável. A busca por agilidade e praticidade é a grande chave para todo esse desenvolvimento, instigando o homem, diariamente, no processo de desenvolvimento de ferramentas que facilitem seu trabalho cotidiano. As geotecnologias, são um exemplo desse desenvolvimento, e uma resposta para o quesito agilidade e praticidade. As geotecnologias são ferramentas capazes de processar e analisar dados espaciais de maneira rápida e prática, além de permitir a disponibilização do conhecimento, de forma dinâmica, precisa e em uma crescente gama de formatos. Por isso têm sido utilizadas em diversos setores como, planejamento municipal, turismo, saúde, transporte, meio ambiente, educação, e etc. No que diz respeito a educação, levando em consideração o atual contexto socioeconômico nacional, a educação pública necessita de análises diversificadas e estudos que detectem déficits e facilitem as tomadas de decisões, visando melhorias. Entretanto, a maioria dos dados relacionados aos alunos matriculados nas instituições de ensino, atualmente, estão armazenados em forma de planilhas, o que dificulta essas possíveis análises. A geocodificação de endereços surge como um facilitador, uma vez que, é capaz de transformar um conjunto de textos – strings, representativos de um lugar (logradouro, número, bairro, cep, cidade, estado, país) em coordenadas (latitude e longitude). Essa transformação acaba por permitir a análise dos dados, agora espacializados, através de uma nova perspectiva. Sendo assim, o presente trabalho tem como premissa reinventar o sistema de armazenamento de dados escolares, através da geocodificação de endereços e espacialização de dados. Durante a processo de geocodificação utilizou-se do pacote Pip 9.0.1 e do módulo Geopy 1.11.0, ambos do software Python 2.7, além disso fez-se necessário o uso do Google Geocoding API (V3), enquanto na fase de espacialização dos dados, fez-se uso do Quantum Gis Desktop 2.18.10. O estudo foi aplicado nos dados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus João Pessoa para os anos de 2004, 2009 e 2014, o que resultou num banco de dados espacial, que permite a realização de consultas rápidas, além do desenvolvimento de mapas temáticos. Desta forma, tornou-se possível, por exemplo, identificar os bairros com o maior número de alunos ingressantes na instituição; conhecendo melhor o perfil socioeconômico do corpo discente; verificar a quantidade de discentes que residem em outras cidades; entre outras inúmeras análises.

Keywords

Geocodificação; Geopy; Sistema educacional

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