Modelagem de rede aplicada a elaboração de rotas alternadas à pontos de alagamentos na cidade de Teresina - Piauí


Autores

1Pereira da Silva Falcão Mendes, A.; 2Fabrício Leitão Oliveira de Sousa, M.; 3de Abreu Santos, D.; 4Rodrigues Pereira Sousa, F.

1INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - IFPI / CAMPUS TERESINA CENTRAL Email: alanfalcaothe@gmail.com
2INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - IFPI / CAMPUS TERESINA CENTRAL Email: marcioleitao09@gmail.com
3INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - IFPI / CAMPUS TERESINA CENTRAL Email: deborabreu12@hotmail.com
4INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - IFPI / CAMPUS TERESINA CENTRAL Email: feliperodrigues218@hotmail.com

Resumo

O crescimento acelerado da população e a expansão urbana de Teresina-PI, transformaram a paisagem e o ambiente da cidade. Essas transformações são mais perceptíveis no período chuvoso, quando problemas no sistema de drenagem urbana da cidade resulta em diversas complicações, dentre elas o alagamento. A ineficiência na rede de drenagem associada a outras condições originam às áreas alagadas, produzindo riscos socioambientais e econômicos a comunidade. Com isso a modelagem de redes pode ser um fator alternativo atuando como uma medida paliativa, aos problemas gerados pelos alagamentos à mobilidade urbana, por meio da identificação e elaboração de rotas alternativas e disponibilizando-as à população. Dessa forma, o presente trabalho visou desenvolver um estudo sobre alagamentos em dois bairros de Teresina, usando Sistema de Informações Geográficas (SIG), Banco de Dados Geográficos (BDG) e modelagem de rede para traçar rotas alternativas aos pontos de alagamento. Na metodologia foi realizado a construção de um BDG importando os dados vetoriais e tabelas no software QGIS conectado ao gerenciador de banco de dados PostgreSQL pela extensão PostGIS. Utilizando a malha viária corrigida e importada do site OpenStreetMap, foram executados comandos baseados no algoritmo Dijkstra, programado para sempre buscar um caminho alternativo ao se deparar com um ponto de alagamento durante seu trajeto original. Como resultado estruturou-se uma base de dados georreferenciadas e atualizada onde os usuários, por meio da utilização do algoritmo dijkstra, obtiveram caminhos entre dois pontos quaisquer do mapa, evitando as restrições (pontos de alagamentos) já contidas no banco de dados, obedecendo ao sistema de tráfego local de acordo com as direções e ordenamento da malha viária dos bairros estudados. Diante dos resultados, conclui-se que a eficiência da modelagem de redes como ferramenta para obtenção de rotas com orientações e restrições, pode ser utilizada em diversas finalidades, como o abrandamento dos problemas de mobilidade urbana.

Keywords

Modelagem de redes; Banco de Dados Geográfico; Alagamentos

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