Sensoriamento Remoto no Ensino de Geografia Escolar


Autores

1Medeiros, J.S.C.; 2Cintra, D.P.

1UFF CAMPOS Email: juliana_salazar@id.uff.br
2UFF CAMPOS Email: daniellecintra@id.uff.br

Resumo

No ensino de geografia, cada vez mais se faz necessário o uso de recursos interativos que possam despertar o interesse e percepção dos alunos, para assim, facilitar a compreensão, leitura e entendimento dos conteúdos trabalhados no âmbito escolar. Diante do atual desafio da educação, principalmente no campo da geografia, onde o desinteresse por parte dos alunos ainda é grande, é oportuno utilizar mapas e imagens de satélite, como instrumentos de trabalho e transformação, uma vez que permite aliar teoria à prática. Neste contexto, a cartografia escolar foi utilizada como opção metodológica, pois à medida que o aluno consegue ler uma representação cartográfica do lugar de sua vivência, ele desenvolve as noções do espaço em que ele se insere como parte do grupo social local. A linguagem cartográfica é uma forma de atender às mais diversas necessidades, sejam elas simples, do dia-a-dia, como chegar a um determinado lugar que não se conhece, às mais específicas, como delimitar áreas de plantio, e cabe à escola criar oportunidades para que as crianças construam esses dois tipos de conhecimento. Neste sentido, as imagens de satélite podem ser bem proveitosas no ensino de geografia, pois é possível comparar através de imagens antigas e atuais, as mudanças que ocorreram em uma área, o que contribui na compreensão da produção e transformação do espaço pelo homem. Outra vantagem de se utilizar imagens é a observação, que costuma ser mais clara e fácil, do que a leitura de um mapa, podendo servir como uma transição entre a leitura do mundo real, visão oblíqua e tridimensional, e a visão do mapa, visão vertical e bidimensional. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo apresentar atividades de ensino utilizadas como instrumentos auxiliares das práticas didático-pedagógicas das aulas de geografia com a turma de 6º ano da escola Construindo o Saber, localizada no município de Macaé. Primeiramente foi aplicada uma atividade diagnóstica com o objetivo de saber o nível de compreensão dos alunos a respeito das representações cartográficas (mapas e croquis) e de localização espacial. Nas demais atividades também foram trabalhados os conceitos de paisagem, lugar e território. A atividade diagnóstica consistiu em fazer um croqui com alguma parte da escola ou da sala de aula que os alunos se lembrassem, acompanhado da legenda e de dados que considerassem importantes. Dando sequência às atividades, iniciamos o trabalho com as imagens de satélite. Para isso foram selecionadas duas imagens de satélite provenientes do programa Google Earth do bairro Parque Aeroporto, onde se localiza a escola e a residência da maioria dos alunos, tornando assim, o reconhecimento da paisagem e suas possíveis mudanças mais facilmente. A primeira imagem selecionada foi do ano de 2003 e outra do ano de 2016. Foi solicitado aos alunos que analisassem as imagens e anotassem mudanças na paisagem ao longo dos anos a partir dos seguintes tópicos: 1- Degradação ambiental; 2 - Mudanças na paisagem; 3 - Desmatamento; 4 - Invasão humana em áreas de vegetação. Nossos principais objetivos com essa atividade foram que os alunos analisassem de forma crítica as alterações encontradas ao longo dos anos; refletissem sobre a influência humana na transformação da paisagem e se percebessem integrantes, dependentes e agentes transformadores do ambiente; identificar os elementos da paisagem e as interações entre eles. Nossa terceira atividade consistiu em fazer o trajeto casa-escola utilizando mapa mental. Pedimos para que cada um pensasse no trajeto que percorre até chegar à escola, que lembrassem os pontos mais importantes, que usam como referência para chegar até lá. Após se recordarem, cada um fez seu caminho no papel. Neste momento, começamos a desenvolver as noções de elementos do mapa. Fizemos então, uma culminância dos mapas, onde os alunos, juntos, uniram todos os trajetos, formando um grande mapa final. Pedimos para que os alunos observassem o grande mapa final e que relatassem as rotas dos colegas que possuem trajetos com os mesmos pontos de referências, como avenidas ou ruas principais que também fizesse parte de seu caminho. Além disso, foi observado como cada um fez seu mapa-trajeto de forma individual, as diferenças de um mapa para o outro, as legendas, os tipos de visão que cada um usou. A partir das atividades aplicadas foi possível concluir que o uso das imagens de satélite foi de grande importância neste trabalho, pois além de trabalhar a mudança da visão oblíqua para visão vertical, deu a possibilidade aos alunos de observar de forma sinóptica como as mudanças ocorreram e em que locais. Muitas vezes, eles não são capazes de analisar de forma crítica as mudanças que ocorreram ao longo do tempo, como se a transformação da paisagem acontecesse de forma natural, aos olhos deles. Através das imagens, eles puderam observar essas mudanças de forma brusca, o que contribuiu para que refletissem sobre o porquê dessas mudanças e os agentes transformadores da paisagem. O uso do mapa mental na atividade do trajeto casa-escola foi de suma importância, pois foi a partir dele, que os alunos começaram a se apropriar do mapa. Começaram a observar que eles podem sim fazer mapas e que utilizam, mesmo sem pensar, os mapas em todos os momentos de sua vida, seja para encontrar uma cidade ou mesmo para chegar até a escola. Foi observado também que as individualidades de cada aluno foram preservadas de modo a não existir mapa certo ou errado, ou seja, toda forma de representação do próprio espaço, dos lugares de vivência, dos locais que eles fazem parte, é válida e de grande contribuição para a cartografia escolar. Finalmente, também foi percebido e analisado que os alunos se sentem mais motivados ao realizarem as atividades quando percebem que fazem parte do espaço e que são agentes transformadores deste espaço e do ambiente em que vivem.

Keywords

Cartografia Escolar; Sensoriamento Remoto; Ensino de Geografia

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