PROJETOS EDUCATIVOS DO PORTAL GEODEN: GEOINFORMAÇÃO PARA CIDADANIA


Autores

1Carvalho Di Maio, A.; 2Barros de Sousa, I.; 3Gomes e Santos, K.M.; 4Paiva Viana, M.B.; 5Pereira dos Santos, E.

1UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Email: acdimaio@id.uff.br
2UNIVERSIDADE ESTADUAL JÚLIO DE MESQUITA FILHO Email: contatoiomara@gmail.com
3UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Email: kellen.milene@gmail.com
4UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Email: mabeatriz@id.uff.br
5UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Email: elizabethpereira@id.uff.br

Resumo

Podemos aprender muito com os mapas, eles representam de uma forma sintética o que acontece no espaço geográfico e isso é especialmente importante para exercermos nosso papel de (Geo)cidadãos e participarmos das questões do nosso bairro, município, estado, país e até do Mundo. Este trabalho tem como objetivo tratar da incorporação de novas contribuições da contemporaneidade do aluno, no Portal GEODEN (Geotecnologias Digitais no Ensino), que trata de assuntos que envolvem diretamente a Cartografia. O Grupo de Trabalho GEOEDUC alimenta o Portal GEODEN com projetos voltados para o ensino fundamental e médio. O Portal educativo GEODEN (Geotecnologias Digitais no Ensino) tem acesso no endereço www.geoden.uff.br. O trabalho, com foco na comunidade escolar, mostra diferentes formas de abordar as questões espaciais, por meio de atividades, inclusive lúdicas, com o uso de novas tecnologias que envolvem a internet, imagens de satélite, aplicativos e cartografia. São muitas as possibilidades de atividades que contribuem na promoção de ações cidadãs. A profissão de professor sempre teve uma relação direta com livros, giz, quadro negro e papel. Nos últimos anos, isso mudou bastante. O universo de recursos do docente entrou em expansão. Ele pode não abrir mão do material já utilizado, mas pode incorporar, em sua prática, uma relação maior com a tecnologia. O professor está diante de um estudante com novas necessidades, capacidades e formas de cognição com as quais a escola, muitas vezes, não está totalmente preparada para lidar. Ele vivencia a nítida substituição da cultura impressa pelo digital e pela interatividade. É de fundamental importância, nesse contexto, a participação dos professores no desenvolvimento de projetos pedagógicos em que as tecnologias da informação não sejam apenas ferramentas, mas recursos com grande potencial para o ensino e aprendizagem. Estudos realizados sobre a interação dos jovens com as tecnologias digitais permitem verificar que uma nova inteligência está se desenvolvendo nas novas gerações que crescem incluídas na cultura digital. O portal GEODEN integra diversos projetos com objetivo de desenvolver material instrucional, aplicar e acompanhar sua eficácia, especialmente de temas voltados para estudos da representação espacial e do meio ambiente, à luz do potencial da geoinformação, para o fortalecimento da cidadania. O Projeto atende, principalmente, alunos do ensino fundamental e médio. O Portal integra os seguintes projetos: 1- GEODEM – Geotecnologias Digitais no Ensino Médio; 2- GEODEF (Geotecnologias Digitais no Ensino Fundamental) com atividades e conteúdos voltados para a cartografia, sensoriamento remoto e meio ambiente (com exercícios e cartilhas - Cartilhas: Caminhos e Descaminhos do Lixo, Geocidadão Legal, Queimadas); 3- GEOIDEA (Geotecnologia como Instrumento de Inclusão Digital e Educação ambiental, Biomas-Saúde-Rural; 4 - RIsO - Rede de Informações Solidárias para o Rio de Janeiro, que propõe a participação no mapeamento de temas de interesse dos jovens e da sociedade preocupada com questões ambientais. Estão disponíveis no RISO os mapas: Rotas da Educação, SOS Animais (a este mapa está associado o Jogo Salve os Animais), Reciclagem do Lixo, Unidades de conservação (em associação com as cartilhas) e de ideias ( MIGoogle). Muitas das atividades propostas nos Projetos GEODEN envolvem o uso de SIG, como o Eduspring e o ArcGIS online, este especificamente no projeto Mapeando meu Rio. Recentemente foi incorporado ao Portal o quinto Projeto, a OBRAC (Olimpíada Brasileira de Cartografia), um evento bienal, que está em sua segunda edição, e trabalha questões da representação espacial voltadas para alunos do ensino médio e nono ano do ensino fundamental. É uma Olimpíada Científica inovadora, realizada em grupo, grande parte à distância, com participação de todos os estado brasileiros na competição. Um dos objetivos da Olimpíada Brasileira de Cartografia é divulgar a Ciência Cartográfica, por meio de linguagem lúdica, e despertar nos estudantes a curiosidade e o interesse pela Cartografia através de atividades que estimulam o aprendizado. Em tempos de inovação e de acesso exequível às novas tecnologias e aos dados geoespaciais, é hora de rever métodos e recursos pedagógicos e de promover um ensino diferenciado, voltado para a autonomia intelectual do educando.

Keywords

Ensino de Cartografia; Geoinformação no ensino; Geotecnologias no Ensino

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