CARTOGRAFIA DIGITAL, SENSORIAMENTO REMOTO E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS APLICADOS À CARTOGRAFIA ESCOLAR: NOVAS PERSPECTIVAS PARA AS PRÁTICAS DOCENTES EM GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autores
1Barros de Sousa, I.; 2Castreghini de Freitas, M.I.
1UNESP/RIO CLARO Email: contatoiomara@gmail.com
2UNESP/RIO CLARO Email: mariaisabelfreitas2@gmail.com
Resumo
O uso de mapas digitais, imagens de satélites e softwares de geoprocessamento disponibilizados gratuitamente na internet contribuem para o desenvolvimento de atividades cartográficas considerando, primeiramente, o espaço concreto e vivido do educando e, posteriormente, ampliado para outras escalas espaciais. O objetivo deste trabalho foi analisar o uso da Cartografia Digital, do Sensoriamento Remoto e dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) na Cartografia Escolar, sob a mediação pedagógica, como instrumentos de ensino para as aulas de Geografia no Ensino Fundamental II. Adotamos a metodologia Pesquisa-Ação Pedagógica (PAPe) como caminho para o professor pensar a aula como protagonista de suas práticas de ensino, considerando o domínio de conteúdo, concepções didático-pedagógicas e o comprometimento político e social com o uso das geotecnologias para a formação da cidadania dos alunos. Realizamos uma análise bibliográfica, onde traçamos perspectivas teórico-metodológicas sobre práticas docentes apoiadas nas tecnologias de mapeamento visando a construção de conceitos e de conhecimentos geográficos compatíveis com o período escolar em estudo. Como parte da pesquisa de doutorado junto à UNESP – Rio Claro, em andamento, realizamos no primeiro semestre de 2016 o curso GEOPEES (Geotecnologias como instrumentos para pensar o espaço geográfico) como formação continuada para professores de Geografia da rede pública municipal de São Gonçalo/RJ que atuam em classes do 6º ano 9º ano. Este curso teve carga horária de 120 horas e, foi realizado no Centro de Referência em Educação e Formação Continuada (CREFON) – Prefeito Hairson Monteiro dos Santos, órgão pertencente à Secretaria de Educação Municipal de São Gonçalo/RJ em parceria com o Centro de Análise e Educação Ambiental (Ceapla) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus Rio Claro. Para tanto, neste trabalho, apresentamos duas atividades didáticas realizadas pelos professores concluintes do curso: a primeira prática de ensino consistiu na utilização de imagens de imagens de alta resolução do Google Earth trabalhadas em uma turma do 6º ano cuja temática esteve relacionada com as modificações espaciais nos últimos dezesseis anos (2003 a 2016) do bairro onde se localiza a escola em que o docente atua; a segunda prática de ensino foi aplicada em uma turma de 9º ano, na qual o professor utilizou mapa impresso elaborado no QGIS 2.12 cujo recorte espacial também contemplou o bairro da escola onde leciona no município cuja temática explorou o processo de globalização e setor de serviços; ambas atividades foram realizadas em unidades escolares públicas municipais de São Gonçalo/RJ. Essas atividades didáticas despertaram atenção e interesse dos alunos pelos mapas, pois ambas as tarefas tiveram como proposta explorar o lugar vivido do aluno correlacionando com suas práticas espaciais cotidianas por meio das geotecnologias, tornando significativo o trabalho com mapas para além do ambiente escolar. Os resultados configuram-se como exemplos de novas perspectivas para o uso das geotecnologias em ações didáticas no ensino de Cartografia contribuindo, assim, para a construção do pensamento geográfico crítico e consciente dos educandos.
Keywords
Geotecnologias; Ensino de Cartografia; Práticas docentes