Cartografia Aplicada ao Ensino de Geografia


Autores

1Conceição, E.; 2Soares, D.

1UFSC Email: eliezerconceica@outlook.com
2UFSC Email: dianasilvasoaress@gmail.com

Resumo

Pretendemos abordar algumas práticas do ensino de Geografia abrangendo a cartografia, que é uma das bases da representação geográfica. Para tanto, discutiremos alguns conceitos que irão nortear a nossa pesquisa, tais como: Lugar; Território e Região. Partimos da ideia de que os mapas são a representação dos lugares, dentro dos territórios e que os mesmos podem compor uma região. As representações cartográficas serão um dos focos de nossas abordagens, assim como os elementos que compõe um mapa. A cartografia ensinada na escola tem como preocupação o processo do ensino-aprendizagem do mapa, considerando o desenvolvimento mental do aluno. Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's para o ensino de geografia, incluem a linguagem cartográfica e os mapas como conteúdos obrigatórios nas salas de aula. Nossas práticas serão realizadas junto às turmas dos 6º's Anos A e B do ensino fundamental, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Estão previstas dentro das disciplinas de Estágio Obrigatório I e II do curso de Geografia Licenciatura da própria universidade em questão. As práticas fazem parte do Currículo de Estágio Obrigatório e serão divididas em dois principais momentos: a) acompanhamento presencial das aulas do 6º ano do ensino fundamental; b) regência de 20 horas / aula a serem realizadas ao longo do segundo semestre do ano de 2017. As atividades na escola compreenderão da explanação dos conceitos e aplicação de atividades dentro dos blocos temáticos previstos para o decorrer do ano letivo de 2017. O objetivo central do presente trabalho é relatar a experiência de estágio descrevendo as atividades que serão elaboradas e realizadas para posterior análise do processo de ensino-aprendizagem, pretendendo suscitar discussão e debate entre diferentes abordagens metodológicas visando a aprendizagem significativa dos conceitos apresentados. Mais do que "passar o conteúdo", o papel do professor é facilitar a compreensão e a aprendizagem por parte do estudante, portanto, o professor é um dos agentes do ensino. Partimos do princípio que os professores têm a autonomia no planejamento de suas atividades e que isso também traz responsabilidades e consequências para o ensino-aprendizagem. Sendo assim, o professor dispõe de algumas competências enquanto agente do ensino. As atividades avaliativas que serão propostas partem do princípio de que a avaliação deve ter um caráter diagnóstico, não sendo algo compreendido somente por uma nota. As atividades servem principalmente para a fixação dos conteúdos e o diagnóstico de como está sendo esse processo: se o aluno está assimilando os conteúdos; se a metodologia utilizada pelo professor tem atendido o objetivo de ensinar; se o aluno consegue compreender o que tem sido ensinado; e se ele consegue estabelecer interrelações entre os conteúdos. As temáticas abordadas serão: símbolos e elementos cartográficos, coordenadas geográficas e fusos horários. Inicialmente exploramos conceitos dos símbolos cartográficos por meio de atividades e em forma de jogos. A atividade consistiu da elaboração de um croqui de como seria a fachada da escola, onde nesse croqui deveriam constar todos os elementos cartográficos vistos em sala. O jogo foi elaborado de modo que confeccionamos peças de dominó com conceitos e figuras, depois misturamos e orientamos que colassem de modo a formar um jogo de dominó com todas as peças, e que, deveriam descobrir a sequência correta das peças que se ligariam entre elas. Já as aulas de coordenadas geográficas foram abordadas de forma diferente. Os conteúdos foram abordados em forma de texto mas as atividades consistiram de jogos diferentes. No primeiro utilizamos um planisfério com algumas latitudes e longitudes predefinidas (0,30,60 e 90 graus norte e sul e 0, 30, 60, 90, 120, 150, 180 graus leste e oeste) e as equipes formadas deveriam disputarem entre sim em duplas, onde duas deveriam colar alguns aviões espalhados entre as linhas que se cruzavam (paralelos e meridianos) e a outra equipe deveria adivinhar onde tinham sido colados os aviões, nos moldes de Batalha Naval. O outro jogo foi elaborado com o auxílio de um globo construído com retalhos de velcro e com os paralelos e meridianos com fita durex preta. Os alunos receberiam algumas coordenadas predefinidas e deveriam encontrar os locais indicados no globo. Todas as atividades foram pensadas de modo que quebrassem o ritmo das demais aulas, que fizessem com que os alunos praticassem tarefas da ordem de 'minds-on' e 'hands-on' pretendendo-se uma aprendizagem significativa. Como resultados esperamos que os conceitos cartográficos abordados em sala sejam aprendidos e apropriados pelos alunos e que os mesmo sejam capazes de reconhecerem os elementos e convenções ao observarem e lerem mapas, torando essa leitura compreensível por todos.

Keywords

Ensino de Geografia; Jogos Didáticos; Cartografia

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