O ENSINO DE CARTOGRAFIA A PARTIR DOS JOGOS DE TABULEIRO: experiências com as Imagens de Satélites e os Mapas Temáticos


Autores

1Florentino, R.; 2Zacharias, A.A.

1UNESP IGCE RIO CLARO Email: raianeflorentino@gmail.com
2UNESP OURINHOS Email: andrea@ourinhos.unesp.br

Resumo

O presente artigo apresenta a experiência que o Grupo de Pesquisa em Geotecnologias e Cartografia aplicadas à Geografia – GEOCART vem adquirindo a partir do desenvolvimento de propostas lúdicas, como os jogos de tabuleiro, nas aulas de Geografia da rede básica de ensino do Estado de São Paulo e, neste caso, exibirá a dinâmica realizada nas escolas públicas localizadas nos municípios de Rio Claro-SP e São José dos Campos-SP. Assim, explicita sobre dois jogos com tabuleiros distintos, que trazem em torno de cinquenta cartas com perguntas a respeito de diversos assuntos da Geografia inseridos no currículo escolar do ensino fundamental II (anos finais) e na 1ª série do ensino médio. Somado a isso, apresentam, também, especificidades que auxiliam no desenvolvimento de competências e habilidades voltados para o ensino-aprendizagem em sala de aula, utilizando, para tanto, alguns exemplos de mapas temáticos e de imagens de satélites. Pelos resultados obtidos, pode-se destacar que os jogos forneceram subsídios para a compreensão de fenômenos e representações do espaço geográfico através dos mapas temáticos e das imagens de satélite, fazendo uso, para tal, de elementos oriundos da alfabetização cartográfica, como, por exemplo: a visão vertical e oblíqua, as imagens bidimensional e tridimensional, a proporção e a escala, a estruturação da legenda, a lateralidade, as referências e a orientação espacial. Os tabuleiros proporcionaram também benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, como, por exemplo: a aceitação das regras e limites; o desenvolvimento da atenção, do planejamento, do raciocínio; a fixação dos conteúdos; a avaliação; além de possibilitar trabalhar a ansiedade e a competitividade de forma saudável e construtiva. Ademais, contribuíram para estimular o pensamento crítico nos alunos sobre a natureza e a sua relação com a sociedade; a construção do espaço geográfico; a apropriação e a transformação dos territórios; o modo de produzir e pensar o mundo nas sociedades atuais; discutir os grandes dilemas de diferentes fases da história, do trabalho, da cultura e das concepções de natureza, buscando compreender a Geografia sob uma perspectiva histórica ampliada. Além disso, os jogos desenvolveram competências e habilidades sobre: a) o domínio dos conceitos de território, lugar, espaço e paisagem; b) os fenômenos naturais – como, quando e onde ocorrem; c) a cartografia e suas características, projeções cartográficas, escala, orientação e coordenadas; entre outros.

Keywords

Jogo de tabuleiro; Imagens de satélite; Mapas temáticos

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