ENSINO DE CARTOGRAFIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ: Avaliação da ementa e conhecimento dos estudantes


Autores

1Oliveira, J.S.A.; 2Rocha, G.F.; 3Brito, D.M.C.

1UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Email: jemissabrina@hotmail.com
2UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Email: genival.rocha@unifap.br
3UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Email: dagnete@uol.com.br

Resumo

Este trabalho busca avaliar o conhecimento dos estudantes do curso de licenciatura em geografia e entender as falhas no ensino de cartografia desde a ementa e as formas didáticas da alfabetização cartográfica para professores de geografia no estado do Amapá. As disciplinas de cartografia básica, sensoriamento remoto, geoprocessamento e cartografia temática do curso de geografia da Universidade Federal do Amapá. Aplicou-se uma metodologia baseada em ferramentas como globo terrestre, google Earth, aparelhos de GPS, maquetes, mapas e imagens de satélites para verificar o conhecimento dos estudantes. Os resultados do trabalho trouxe à tona as dificuldade de estudantes em relação a matemática e raciocínio, porem o desinteresse em leitura e prática com ferramentas de cartografia foram relevantes para o entendimento do problema.

Keywords

ENSINO; CARTOGRAFIA; LICENCIATURA

ARTIGO COMPLETO

PATROCINADORES

CNPQ ISPRS GRSS

APOIO