O USO DOS WEBGIS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE CARTOGRAFIA E GEOGRAFIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA – PA


Autores

1Azevedo Moreira, T.; 2Alves de Melo, P.; 3Ferreira Gomes, M.V.; 4Teixeira Neves Junior, W.L.

1UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Email: yseazevedo@gmail.com
2UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Email: paulomelo@ufpa.br
3UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Email: markosvfg@gmail.com
4UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Email: walterltnjr@hotmail.com

Resumo

INTRODUÇÃO: Este projeto tem como objetivo promover o ensino de geografia física e cartografia, na sua modalidade digital, através dos webgis; ou seja, através dos sistemas de informações geográficas disponíveis na mídia internet para professores da educação básica no município de Ananindeua/PA. Sendo este financiado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará. Mostraremos a possibilidade de vinculação da realidade dos alunos com suas cidades, bairros, parques, praças e monumentos culturais aos mapas, aumentando com isso, a possibilidade dos mesmos tornarem-se agentes de produção do conhecimento, retirando-se da condição de meros reprodutores; empregaremos nesta modalidade os sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na internet e que possibilitam ao usuário o poder de seguir as hiperligações nas páginas para dirigir-se a outros documentos ou mesmo enviar informações de volta para o servidor interagindo com ele, através do ato de seguir hiperligações que é comumente chamado de "navegar" ou "surfar" na web. Para tanto, serão selecionados um total de 15 professores da rede básica municipal de Ananindeua para serem capacitados e atuarem posteriormente como agentes multiplicadores do conhecimento. Uma vez que a geografia é uma ciência que se preocupa com a organização do espaço, para ela o mapa é utilizado tanto para a investigação quanto para a constatação de seus dados. De acordo com (ALMEIDA E PASSINI, 2010): “ler mapas é um processo que começa com a decodificação, envolvendo algumas etapas metodológicas as quais devem ser respeitadas para que a leitura seja eficaz”. OBJETIVOS: Para além dos bancos universitários, dos centros de pesquisa e institutos tecnológicos especializados, o ensino sobre desenvolvimento e funcionamento de SIGs é praticamente nulo. Dessa forma, apesar de livre pode-se afirmar que é parcialmente restrito a determinados segmentos. Além de que na escola básica o ensino de cartografia é maçante e descontextualizado, ainda limitado aos mapas disponíveis nos livros, ou seja, em meio analógico. Assim, desenvolver estratégias de disseminação da informação geográfica a partir da mídia internet é fundamental, principalmente pela importância do tema para a atualidade e alcance da web entre os jovens. Nestes termos, estabelecemos como objetivo geral capacitar, através de um curso de formação continuada em metodologias para o ensino de geografia física e cartografia, professores (de geografia) que atuam na educação básica, posto que um conjunto substancial de docentes que atuam no ensino básico de geografia em Ananindeua não possuem a devida formação na área (licenciatura em geografia) são, em geral profissionais de outros campos do conhecimento, ou ainda, o que é mais comum, sobretudo na zona rural, professores sem formação superior. Como objetivos específicos, este projeto visa: Promover o ensino de cartografia empregando a mídia internet através do segmento webgis para alunos do ensino fundamental da referida unidade de ensino municipal; Disseminar entre os professores de geografia atuantes na educação básica em Ananindeua (extensivos a outras unidades de ensino do município, prioritariamente da zona rural), através de seminários e cursos de curta duração, a importância da informação geográfica enquanto produto e enquanto meio de aprendizagem; utilizando como no primeiro caso, oficinas de formação continuada em geografia e cartografia digital; Estimular o uso produtivo dos laboratórios de informática entre os discentes e professores de geografia da educação básica da referida unidade de ensino, através da abordagem de um tema relevante de grande alcance pedagógico. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Este programa de capacitação está divido em duas etapas. A primeira é teórica, onde estão/foram foram apresentados as diferentes formas de representação do espaço geográficos, ensino e representação como desenho, pintura, gravuras e mapas; cartografia básica e fundamentos de informática e de cartografia digital. A segunda etapa é a prática, onde os professores participantes serão capacitados em sistemas de informações geográficas, mais especificamente em softwares livres, exemplo Quantum Gis. A capacitação é fundamental para melhor domínio dos webgis disponíveis na internet. Nesta etapa pretende-se usar o Laboratório de Geoprocessamento da Faculdade de Tecnologia em Geoprocessamento da UFPA – Campus Ananindeua. As aprendizagens somente quando são significativas é que passam a servir de base para novos conhecimentos e produções. RESULTADOS: Espera-se a partir de ações previstas neste programa de capacitação, contribuir possivelmente para a pesquisa em educação geográfica e cartográfica; Não trazendo conclusões fechadas a respeito da educação cartográficas, mas conscientizar da sua importância. Esperamos que os professores prossigam inventando outras atividades, usando a criatividade em interação com o aluno em seu meio. REFERENCIAL: ALMEIDA, Rosangela D; PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989.

Keywords

ensino; webgis; cartografia

ARTIGO COMPLETO

PATROCINADORES

CNPQ ISPRS GRSS

APOIO