O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar a situação em comentários ao editor.
  • Anexei a Carta de Apresentação à submissão
  • Cadastrei todos os autores que participaram da construção deste manuscrito (nome, e-mail, instituição, ORCID)
  • O texto segue os requisitos de formatação e bibliografia descritos nas Diretrizes para Autores.
  • Não há conflito de interesses;
  • Não há fabricação ou falsificação de dados;

  • Sem manipulação das citações;

Os manuscritos enviados à Revista Brasileira de Cartografia deverão estar formatados segundo o documento modelo (template) disponível no site. As submissões devem ser feitas em formato docx (Microsoft Word). Manuscritos que não estiverem formatados de acordo com este modelo serão rejeitados na triagem editorial. As figuras e tabelas deverão estar inseridas ao longo do texto, não ao final do documento na forma de anexos.

 

Os manuscritos submetidos à RBC passarão pelo processo de avaliação duplo-cega pelos pares. Submissões passam por uma triagem editorial, antes de serem enviados aos avaliadores. Os editores podem descartar manuscritos que não atendam aos critérios mínimos de exigência do periódico, abrangendo os seguintes aspectos:

      - a qualidade global do conteúdo;

      - a qualidade textual da linguagem empregada;

      - a existência de plágio;

      - a formatação; e

      - o cadastro correto e completo dos autores (nome, e-mail, instituição, ORCID).

Trabalhos que envolvam seres humanos deverão apresentar aprovação de um Comitê de Ética (institucional, regional ou nacional), atendendo às resoluções 466/2012 e 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde do Brasil.

Trabalhos com um único autor deverão apresentar uma carta que justifique tal condição. A carta é no formato livre.

Toda submissão deve ser acompanhada de uma carta de apresentação (cover letter) (download).

Um mesmo autor/coautor poderá ter somente 2 manuscritos simultaneamente em avaliação na RBC.

Um artigo de revisão deve ser elaborado com até 15 páginas, sem contar referências, título, resumo/abstract e identificação dos autores. Exceções podem ser avaliadas pela equipe editorial.

Um artigo original deve ser elaborado com até 12 páginas, sem contar referências, título, resumo/abstract e identificação dos autores. Exceções podem ser avaliadas pela equipe editorial.