Instruções para Autores

Instruções aos Autores


Nome(s) do(s) Autor(es)
Instituição (se for o caso)
Endereço para correspondência

RESUMO
O propósito das presentes instruções é orientar os autores de trabalhos a serem publicados na Revista Brasileira de Cartografia (RBC). Observe que o formato destas instruções pode ser tomado para a datilografia de artigo.

ABSTRACT
The purpose of these instructions is to assist the papers auctor's in preparing camera-ready copy for publication in the Revista Brasileira de Cartografia (RBC) please notice that the present instructions may be used as a modal for your manuscript.

 

1- Instruções Gerais

2- Datilografia dos originais

3- Primeira página

4- Tabelas, figuras, fórmulas, etc.

5- Ilustrações

6- Referências bibliográficas

7- Últimas informações



1- Instruções Gerais
Serão aceitos para publicação na Revista Brasileira de Cartografia (RBC) artigos originais de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria, Sensoriamento Remoto e áreas correlatas, não publicados anteriormente. Contudo, poderão ser republicados artigos de reconhecido valor científico.
Os artigos deverão ser escritos preferencialmente em português ou inglês, aceitando-se também artigos em espanhol ou francês. Em qualquer caso deverá ser anexado um resumo em inglês e um resumo em português. As legendas das tabelas e figuras também deverão ser apresentadas em português ou inglês.
Os manuscritos a serem submetidos para publicação deverão ser enviados à SBC, em três vias completas, aos cuidados do Editor-Chefe da RBC.
Os artigos deverão ser preparados de modo a conter, na primeira folha, o nome do artigo, nome completo do(s) autor(es), instituição(es) em que trabalha(m) e endereço postal da(s) mesma(s). A seguir virá o resumo em português e em inglês e o texto principal do artigo.
As folhas em que o artigo é apresentado deverão ser de formato A4.
Para a publicação da Revista Brasileira de Cartografia será utilizado o processo de reprodução fotográfica dos originais dos artigos, tal como apresentado por seus autores.
Assim, é necessário que o artigo esteja datilografado em máquina de escrever elétrica ou listado em impressora laser ou jato de tinta, como o texto alinhado em duas colunas e espaçamento simples entre as linhas; serão aceitas, também, listagens produzidas em impressoras matriciais, desde que sejam usadas qualidade de carta e uma fita de impressão nova.
Se for necessário numerar as páginas do artigo, faça-o no canto inferior direito da página, usando um lápis macio. As páginas serão posteriormente renumeradas, com o propósito de compor a RBC.

2- Datilografia dos Originais
Estas instruções foram datilografas de acordo com as normas aqui descritas. Portanto, a menos da diversidade de tipos datilográficos, os trabalhos terão o aspecto apresentado pelas presentes Instruções.
O texto deverá estar ajustado em uma área de, aproximadamente, 24,5cm x 17,0cm (altura x largura), com as colunas separadas entre si cerca de 1,0cm, 2,5cm dos limites superior e inferior da folha de papel e 2,0cm dos limites direito e esquerdo da folha de papel (ver esquema em anexo).
É desejável que os originais sejam datilografados em máquina elétrica, com tipo "Letter Gothic" e em espaço simples. Entre dois parágrafos consecutivos, deve-se deixar 1,5 espaços. Exceções, como exemplo, os títulos, serão tratados mais adiante.
Palavras do texto poderão ser evidenciadas ou destacadas por meio de um grifo que as sublinhe, ou então, se houver possibilidade, trocando o tipo de máquina.
É necessário o uso de fitas pretas, novas e de boa qualidade, para garantir um bom contraste nos originais e, conseqüentemente, uma boa reprodução fotográfica. Também, por esta razão, os tipos deverão ser, cuidadosamente, limpos.

3- Primeira Página
O título do artigo deve ser escrito em caracteres maiúsculos. O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser datilografado(s) em caracteres maiúsculos e minúsculos, 3 (três) espaços abaixo do título do artigo. A instituição a que pertence um autor, inclusive o endereço postal, deve aparecer abaixo de seu nome e acima do nome do próximo autor, separados por 1,5 espaços.
O resumo, bem como sua tradução, deve ser datilografado em uma só coluna. A palavra RESUMO deve ser centralizada nesta coluna, 3 espaços abaixo do nome e endereço da instituição a que pertence(m) o(s) autor(es), e 2 espaços acima do texto.

4- Tabelas, Figuras, Fórmulas, Etc.
Tabelas, fórmulas e símbolos matemáticos devem ser, cuidadosamente, datilografados. Suas posições devem respeitar espaçamento superior e inferior adequados.
A numeração das expressões matemáticas deve ser feita com algarismos entre parênteses, na extrema direita da coluna.
Exemplo: k = ( ej + Lf ) -1/2      (1)
Se a máquina utilizada não possuir determinados símbolos ou letras gregas, estes poderão ser escritos à mão, desde que de maneira legível, e com tinta preta. Não se deve usar lápis ou tinta de outras cores, porque não impressionarão as chapas fotográficas.
Índices e expoentes devem ser claramente reconhecíveis como tais. Para isso os tipos utilizados devem ser, cuidadosamente, escolhidos para evitar ambigüidades.
As figuras devem ser numeradas e ter legendas datilografadas logo abaixo delas, centralizadas. A legenda deve ficar mais próxima da figura que do texto abaixo.
Exemplo:
Fig. 1 - Imagem TM-4/LANDSAT referente
ao período de cheia
Os títulos das tabelas devem aparecer centralizados acima delas e seguir o formato abaixo:
TABELA 1 - ÁREAS ESTIMADAS NAS IMAGENS TM E MAPA
As figuras e tabelas devem aparecer inseridas no texto em local apropriado, se possível logo após sua primeira citação ou uso.
A numeração das figuras e tabelas, como a das equações, devem ser feita em ordem e seguir seqüência única do começo ao fim do trabalho (e não por seções).

5- Ilustrações
Desenhos, gráficos, diagramas, etc., devem ser desenhados, separadamente, em papel de boa qualidade e colocados nas folhas dentro dos limites fixados.
Se algum mapa, figura ou tabela, pela sua largura excepcional, não puder ser acomodado em uma coluna do texto, admite-se que cubra as duas colunas; neste caso deve ficar no topo ou no fim de uma página, nunca no meio, para não quebrar a seqüência normal do texto.
As ilustrações devem, por razões de estética, espalhar-se ao longo do texto, evitando-se o seu acúmulo no final.

6- Referências Bibliográficas
As referências bibliográficas devem ser listadas, em ordem alfabética, de acordo com os sobrenomes dos autores.
Cada artigo da lista deve ser apresentado na seguinte ordem: autores separados entre si por ";", dois espaços, título do artigo, nome da Revista (grafado); número do volume (grifado), número do fascículo entre parênteses, dois pontos, números das páginas, vírgulas, ano.
Exemplo:

CHEN, S. C; FONSECA, L.B. Corn Yield
  Model for Ribeirão Preto, São Paulo
  State, Brasil. Agricultural
  Meteorology, 22(4): 341-349, 1980.
A partir da segunda linha de cada referência listada o texto deve iniciar-se no 4º espaço (ver exemplo acima).
No texto do artigo, cita-se uma referência, indicando-se o sobrenome do autor da publicação da obra. Dependendo do sentido, deve-se colocar entre parênteses apenas uma, ou ambas as informações.
Exemplo:

Reis (1935) disse que Resultados recentes...
(Reis, 1980) provam que...

7- Últimas Informações
A responsabilidade de um artigo é exclusivamente do autor. Se for o caso, deverá tomar as providências necessárias, no sentido de obter permissão para a publicação ou uso de qualquer material, eventualmente protegidos por direitos autorais.
Para maiores informações, contatar a Secretaria da Sociedade Brasileira de Cartografia:
Tel: +55 21 2240-6901
Fax: +55 21 2262-2823
E-Mail: sbc.rlk@terra.com.br
Av. Pres. Wilson, 210 - 70 andar - Castelo
20030-021 - Rio de Janeiro/RJ